terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Importância das TIC

Na actualidade vivemos na chamada Sociedade da Informação onde é fundamental estar informado e comunicar por telefone ou através da Internet e telemóvel.
As novas tecnologias (TIC) têm uma grande importância na vida das pessoas, invadindo todas as áreas do quotidiano, incluindo a Educação, a área profissional e do lazer.
Um exemplo da importância das TIC na educação, é a possibilidade de uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e, um melhor ensino dos professores quando se recorre por exemplo ao computador, Internet, ou quadros interactivos.
As TIC surgiram no início dos anos 90, com o objectivo de melhorar,
a comunicação e a informação entre as pessoas e, até mesmo em outros sectores como a Economia ou a Saúde.
Graças ás novas tecnologias foi também possível criar novos empregos
através do aparecimento da Internet, Tele – trabalho e passou a dar – se formação através do e – learning.
As tecnologias têm um grande potencial inovador que se tem reflectido em todos os aspectos da nossa sociedade : mudaram as formas de aprender e ensinar, as formas de trabalhar e as formas de comunicar e de lazer.
A Internet veio possibilitar a interacção entre as pessoas e a criação de comunidades virtuais, produção de conteúdos e a partilha de conhecimentos (através de sites, blogs…) Nos nossos dias temos disponíveis uma série de ferramentas que nos possibilitam a produção e a disponibilização de conteúdos : Slideshare (para a partilha de ficheiros em Powerpoint) , Wikipédia (para partilha de artigos escritos), Youtube (para partilha de vídeos) e o Blogger (para partilha de informação), Skype e Google (para troca de ficheiros e videoconferências).Além destas vertentes já faladas, as TIC vieram ainda possibilitar o acesso à informação e à comunicação entre as pessoas com incapacidade (visual, auditiva, motora).

Sem comentários: