terça-feira, 11 de novembro de 2008

A lenda de S. Martinho


Há muitos anos atrás, existia um soldado romano que a cavalo, fazia as suas rondas pela cidade a ver se estava tudo em ordem. Uma vez, por alturas de Novembro saiu, como de costume, debaixo de uma chuva miudinha e fria. No caminho, apareceu-lhe um velho, pobre e quase nú que lhe pediu esmola.
Martinho era assim que se chamava o cavaleiro, não tendo à mão nada que lhe dar, tirou a capa que levava aos ombros e, com a espada, cortou-a ao meio, cobrindo com metade os ombros regelados do mendigo. E seguiu o seu caminho.
E não ia ainda longe, quando, sem mais nem menos, a chuva parou e um sol bonito raiou no céu.
É por isso que ainda hoje, pela altura de S. Martinho, um sol radioso costuma aparecer e a que o povo chama o “ Verão de S. Martinho.”

1 comentário:

Unknown disse...

Olá André que tal de fim de semana, já se passou não é verdade. Vim dar uma voltinha pelo blog e "conversar contigo um bocadinho". Não pode ser muito tempo senão a srª Ministra dá-me nas orelhas. Era bom que houvesse muita genta capaz de dividir "a capa ao meio" como fez o Martinho mas infelizmente cada vez há menos Martinhos por aí. Espero que também tú sejas capaz de dividir a tua capa com alguém que precise. Conversas de velha chata mas eu estou sempre a ver como posso ajudar os outros. Beijinhos para ti e as melhoras. Mãe da Paula