terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A Árvore de Natal


Um símbolo da vida, a árvore de natal é uma tradição muito mais antiga do que o Cristianismo e não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular.
Muito antes da tradição de comemorar o Natal, os egípcios já levavam galhos de palmeiras para dentro das suas casas no dia mais curto do ano, em Dezembro, simbolizando o triunfo da vida sobre a morte.
Por outro lado, os romanos já enfeitavam as suas casas com pinheiros durante a Saturnália, um festival de Inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, os religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno.


A tradição da árvore de Natal

A primeira referência à árvore de Natal como a conhecemos hoje data do século XVI. Na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheirinhos de natal com papéis coloridos, frutas e doces. A tradição espalhou-se por toda a Europa e chegou aos Estados Unidos no início de 1800.
Desde essa altura que a popularidade da árvore de natal tem aumentado. Reza a lenda de que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal, por causa da sua forma triangular e que de acordo com a tradição cristã representa a Santíssima Trindade:
o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Na Europa, uma das tradições natalícias consiste em decorar um pinheiro com maçãs, doces e pequenos wafers brancos, representando a eucaristia.
Segundo uma antiga tradição alemã, a decoração de uma árvore de natal deve incluir 12 ornamentos para garantir a felicidade de um lar:

Sem comentários: